Uma semana após ser derrotado de virada pelo lanterna América-MG, o Corinthians mostrou que aprendeu com seus erros e derrotou o Atlético-PR no Pacaembu. Neste domingo, a equipe do técnico Tite venceu por 2 a 1, em jogo que precisou segurar a reação do ameaçado time curitibano no segundo tempo. Os alvinegros abriram sua vantagem logo nos primeiros quatro minutos de jogo, com Paulinho e Emerson, e viram Paulo Baier descontar em posição irregular já depois do intervalo.
O resultado mantém o Corinthians na liderança do Campeonato Brasileiro. O time paulista tem agora 61 pontos, mesma pontuação que o segundo colocado Vasco, que venceu clássico com o Botafogo também neste domigo. O Atlético-PR, por sua vez, vê sua luta contra o rebaixamento seguir complicada. Na 18ª posição, os curitibanos têm 34 pontos, três a menos que o Cruzeiro, primeiro time fora da zona de descenso.
Na próxima rodada, o Corinthians tem novo confronto contra um time ameaçado pelo rebaixamento. O time paulista visita o Ceará no Presidente Vargas na quarta-feira, a partir das 21h50. Já o Atlético-PR recebe o São Paulo na Arena da Baixada às 20h30.
O jogo
Sem o lesionado Alex, Tite escalou três atacantes no Corinthians, todos eles circulando pelo campo ofensivo. A ideia era usar Emerson, Liedson e Willian para pressionar a defesa atleticana e evitar uma derrota inesperada, como a ocorrida contra o América-MG. E não foi difícil para o Corinthians abrir vantagem no placar.
Com apenas 2min, Willian fez jogada pela direita e tocou para Liedson, que rolou para a chegada de Paulinho. O meio-campista chutou forte na entrada da área e inaugurou o marcador no Pacaembu. Dois minutos depois, mais um gol. Danilo avançou para a esquerda e passou para Emerson bater forte no canto direito de Renan Rocha.
Atrás no placar, o Atlético-PR era incapaz de criar jogadas, parando na marcação intensa do time do Corinthians. A equipe da casa dominava o jogo, trocando passes com velocidade para chegar ao ataque. Aos 15min, os paulistas tiveram chance de fazer o terceiro em chute de Fábio Santos, mas a bola passou por cima do travessão.
A partida seguiu sem problemas para o Corinthians. Com o controle do jogo, o time alvinegro se manteve no ataque, buscando ampliar o marcador. Aos 27min, Ralf bateu cruzado e a bola passou perto da trave esquerda. Dez minutos depois, Emerson cabeceou cruzamento da direita e Renan Rocha defendeu.
Segundo tempo
Antonio Lopes promoveu mudanças em seu time, enquanto Tite voltou com a mesma escalação. Nieto entrou no lugar de Adailton no ataque atleticano. E em apenas três minutos o argentino mostrou seu valor. O centroavante fez jogada pela esquerda, passou pela marcação alvinegra e rolou para Paulo Baier, em posição irregular, empurrar para o fundo do gol.
O segundo tempo iniciou-se completamente diferente. Além do gol, o Atlético-PR tinha uma postura nova, pressionando o Corinthians e fazendo a defesa paulista trabalhar. Aos 13min, Nieto arriscou chute de longe e acertou o travessão de Júlio César. Pouco a pouco, porém, o jogo tornou-se mais truncado e com muitas faltas.
Para tentar retomar o controle do jogo, Tite substituiu Liedson por Morais. Enquanto isso, Antonio Lopes deu novo fôlego ao ataque com a entrada de Morro Garcia no lugar de Guerrón. Aos 27min, o Corinthians teve excelente chance em cabeçada de Danilo após cobrança de falta de Willian, mas Renan Rocha fez grande defesa. A resposta atleticana veio em chute de Paulo Baier três minutos depois que acertou a trave.
A segunda cartada de Tite foi a entrada de Adriano, que esteve fora das últimas rodadas para melhorar sua forma física. Ainda fora de suas melhores condições, o centroavante pouco conseguiu fazer, enquanto o Corinthians mantinha a bola no campo de ataque. Nos instantes finais, o Atlético-PR chegou a ameaçar Júlio César, mas deixou o Pacaembu com a derrota.
Ficha técnica
CORINTHIANS 2 x 1 ATLÉTICO-PR
Gols
CORINTHIANS:
Paulinho, aos 2min, e Emerson, aos 4min do 1º tempo
ATLÉTICO-PR:
Paulo Baier, aos 3min do 2º tempo
CORINTHIANS:
Paulinho, aos 2min, e Emerson, aos 4min do 1º tempo
ATLÉTICO-PR:
Paulo Baier, aos 3min do 2º tempo
CORINTHIANS: Júlio César; Welder (Wallace), Leandro Castán, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Danilo; Emerson, Willian (Adriano) e Liedson (Morais)
Treinador: Tite
Treinador: Tite
ATLÉTICO-PR: Renan Rocha; Wagner Diniz, Gustavo, Fabrício e Héracles; Deivid, Wendel e Paulo Baier; Marcinho; Adaílton (Nieto) e Guerrón (Morro Garcia)
Treinador: Antonio Lopes
Treinador: Antonio Lopes
Cartões amarelos
CORINTHIANS: Paulinho
ATLÉTICO-PR: Fabrício, Gustavo, Héracles e Morro Garcia
CORINTHIANS: Paulinho
ATLÉTICO-PR: Fabrício, Gustavo, Héracles e Morro Garcia
Árbitro
Nielson Nogueira Dias (PE)
Nielson Nogueira Dias (PE)
Local Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Fonte: Terra.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário