Nosso Estádio


Estádio Alfredo Schurig
(mais conhecido como Fazendinha ou ainda Parque São Jorge)

Praticamente todo torcedor corintiano traz lembranças inesquecíveis do Estádio Alfredo Schurig, a popular Fazendinha.

Os mais velhos se lembrarão de quando mais de 30 mil se apertaram para ver o Santos de Pelé vencer o Timão por 2 a 1. Ou de lances geniais de Rivellino, Sócrates e Neto desenhados naquele gramado. Os mais novos citarão a apresentação de Ronaldo, em 2008. Já as futuras gerações só pisarão no campo do Parque São Jorge se pertencerem a alguma empresa que desejar alugá-lo.

Deixado de lado pelos profissionais após a reforma do CT do Parque Ecológico, em setembro, o local só recebe treinos e jogos das categorias de base. No fim de 2011, com a inauguração de um novo CT para os garotos, também no Parque Ecológico, até para isso será pouco utilizado.

O jeito é pensar em alternativas para o estádio que, oficialmente, abriga 13.969 pessoas e está situado dentro do clube.

Devido ao foco estar todo voltado para o Fielzão, futuro estádio do Corinthians, nada ainda foi definido. Mas existe a possibilidade de a Fazendinha ser alugada para eventos empresariais. Não há nenhum projeto para derrubar o local, vender a grama ou algo do gênero. A estrutura será mantida.
"Fico triste em saber que não verei mais nenhum profissional aí dentro. Moro aqui na frente há um bom tempo. Da minha janela, dá para ver um pedaço do campo. Gostaria que o Corinthians mandasse alguns jogos pequenos no Parque São Jorge", comenta o aposentado Geraldo Matos. Faz 73 anos que ele mora no Tatuapé, sempre nas imediações da Fazendinha.
Os vizinhos não são os únicos saudosistas. Se dependesse dos sócios do clube, o estádio seguiria em uso. Perguntados a respeito do que mais sentem falta, a resposta é unânime: a famosa sirene tocada sempre que um reforço era apresentado.
"Quando eu era pequeno e estava no clube, saía correndo toda vez que escutava a sirene tocar. Nem sabia direito que era para anunciar alguma contratação, mas ia voando para tentar ver alguma coisa", lembra-se o engenheiro e sócio do clube Rafael Toledo.

OAdeus

O jogo de despedida dos profissionais aconteceu há quase nove anos. Em 3 de agosto de 2002, o Timão venceu um amistoso contra o Brasiliense por 1 a 0, gol do volante Fabinho. No ano passado, foi a vez de os treinos serem transferidos para o Parque Ecológico. Alguns projetos de modernização do local foram estudados, mas nenhum deles avançou.
O nome oficial da Fazendinha, Estádio Alfredo Schurig, homenageia o presidente do clube entre 1930 e 1933. O terreno, então pertencente ao Esporte Clube Sírio, foi comprado em 1928 pelo mandatário na época, Ernesto Cassano. Mas foi Schurig que, com a ajuda dos sócios, construiu arquibancadas e batizou o palco.
DADOS DO ESTÁDIO
  • Nome oficial: Alfredo Schurig
  • Apelido: Fazendinha
  • Capacidade de público (atual): 13.969 torcedores
  • Inauguração: 22/07/1928 - Corinthians 2 x 2 América-RJ
  • Autor do primeiro gol: De Maria
  • Recorde de público: 04/11/1962 Corinthians 1 x 1 Santos (33 mil)
  • Número de jogos: 484
  • Vitórias do Corinthians: 356
  • Empates: 65
  • Derrotas do Corinthians: 63
  • Gols feitos pelo Timão: 1.345
  • Gols sofridos pelo Timão: 491
  • Jogo de despedida: 3/8/2002 - Corinthians 1 x 0 Brasiliense
fonte: DIÁRIO DE SÃO PAULO
TREINO DO CORINTHIANS NO ESTÁDIO ALFREDO SCHURIG
a gazeta do timão

É CAMPEÃO!!!!

É CAMPEÃO!!!!
25 de janeiro de 2012

#SocratesEterno

#SocratesEterno
A Gazeta do Timão

TORCIDA - HINO


2012/2013

FIFA