O Corinthians deu um passo importante na briga pelo título do Campeonato Brasileiro. Na noite desta quarta-feira, o clube do Parque São Jorge derrotou o Ceará por 1 a 0, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, e se segurou na primeira posição ao fim da 35ª rodada da competição. O herói do encontro e autor do gol solitário foi o meio-campista Cachito Ramírez, que costumeiramente não figurava entre as opções de Tite.
O resultado positivo conquistado no Nordeste faz o Corinthians alcançar os 64 pontos e se isolar na liderança da Série A. O clube comandado por Tite acabou beneficiado pelo empate por 1 a 1 entre o segundo colocado Vasco e o rival Palmeiras. De quebra, por abrir nove pontos em relação ao Botafogo e Flamengo, quinto e sexto classificados, e pela diferença de vitórias, o time paulista praticamente assegurou uma vaga à próxima edição da Copa Libertadores da América. Caso o Flamengo seja derrotado pelo Figueirense nesta quinta, a vaga será concretizada ainda nesta 35ª rodada.
Já o Ceará, com a derrota dentro de casa, se complicou na briga para evitar o rebaixamento. O clube comandado por Dimas Filgueiras segue estacionado nos 35 pontos, na 18ª posição na tabela de classificação. A equipe está três pontos atrás do Cruzeiro, que empatou sem gols com o Avaí nesta quarta e se manteve como a primeira equipe fora da degola.
Depois do compromisso no Nordeste, o Corinthians volta a atuar em casa. O time comandado por Tite receberá, no próximo domingo, às 17h (de Brasília), o Atlético-MG, no Estádio do Pacaembu. Por outro lado, o Ceará entra em campo no sábado, às 19h, contra o Grêmio, no Olímpico, em Porto Alegre.
O jogo
O Corinthians sentiu o desfalque de Paulinho desde o início do jogo. Sem a presença do volante, um dos principais responsáveis pela versatilidade e verticalidade no setor ofensivo, o time paulista viu o Ceará controlar a parte central do gramado e dominar a posse de bola durante os primeiros 45 minutos. Lento, o clube paulista sofreu com a velocidade do adversário, especialmente do atacante Osvaldo.
Logo aos 6min, o Ceará criou a primeira oportunidade. Depois de jogada pela esquerda, a bola chegou na medida para João Marcos tocar de cabeça no contrapé de Júlio César. O goleiro corintiano, entretanto, conseguiu se recuperar e fazer uma defesa complicada, evitando o tento.
O camisa 1 do Corinthians, aliás, se tornou o protagonista da primeira etapa. Enquanto o setor ofensivo da equipe comandada por Tite pecava por conta da pouca velocidade e criatividade, a defesa dependia de Júlio César para evitar a derrota. Aos 16min, depois de escanteio, Osvaldo bateu para o gol e exigiu uma ótima intervenção do corintiano.
Os encontros entre os atacantes do Ceará e Júlio César se tornaram constantes durante os 45 primeiros minutos de partida. Aos 20min, depois de erro de posicionamento da zaga, Felipe Azevedo arrancou com liberdade, invadiu a área e errou um gol feito. Cara a cara com o goleiro, o jogador da equipe da casa chutou por cima do gol.
O Ceará, necessitado de um resultado positivo para seguir na briga para evitar o rebaixamento, manteve-se melhor que o postulante ao título e quase abriu o placar aos 31min. Felipe Azevedo fez a jogada e cruzou na medida para Osvaldo. Para azar do veloz atacante dos donos da casa, Alessandro se antecipou e evitou que o Corinthians terminasse a primeira etapa derrotado.
Sem o setor de meio-campo e sofrendo com a velocidade rival, o Corinthians voltou modificado para o segundo tempo. Tite retirou o apagado Liedson e colocou Morais para melhorar a criatividade. Com o meia, o time paulista subiu de rendimento e conseguiu segurar a posse de bola, evitando uma pressão por parte dos mandantes no Presidente Vargas.
Sem receber a mesma pressão da primeira etapa, o Corinthians, enfim, conseguiu assustar. Aos 23min, Morais pegou rebote de um escanteio, cortou para a perna direita e bateu firme. Fernando Henrique conseguiu espalmar e salvar o Ceará de sofrer o primeiro.
A boa jogada do meio-campista animou o Corinthians, que criou a melhor oportunidade logo em seguida. Fábio Santos recebeu ótimo passe, invadiu a área e tocou com categoria. Entretanto, para azar do corintiano, Fernando Henrique conseguiu uma bela defesa e impediu os paulistas de comemorarem.
O cresccimento corintiano aumentou ainda mais depois de que Tite promoveu mais uma mudança: a entrada de Cachito Ramírez na vaga do também apagado Danilo. E a substituição deu resultado rapidamente. Aos 35min, o peruano recebeu ótimo lançamento de Ralf, arrancou pela esquerda, e finalizou com precisão para assegurar três pontos importantes para o clube alvinegro.
FICHA TÉCNICA
CEARÁ 0 x 1 CORINTHIANS
Gols:
CORINTHIANS: Cachito Ramírez, aos 35min do 2º tempo
CEARÁ: Fernando Henrique; Heleno (Boiadeiro), Fabrício, Daniel Marques e Eusébio; João Marcos, Juca, Michel (Washington) e Thiago Humberto (Leandro Chaves); Felipe Azevedo e Osvaldo.
Técnico: Dimas Filgueiras
CORINTHIANS: Júlio César; Alessandro, Paulo André, Leandro Castán e Fábio Santos; Edenílson, Ralf e Danilo (Ramírez); Willian (Wallace), Emerson e Liedson (Morais).
Técnico: Tite
Cartões Amarelos
CEARÁ: Fabrício e Daniel Marques
CORINTHIANS: Leandro Castán e Fábio Santos
Cartões Vermelhos
CEARÁ: Fabrício
Árbitro
Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Local
Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE)
Fonte: Terra Esporte
Nenhum comentário:
Postar um comentário