Após bater recorde de audiência com a transmissão da final da Libertadores, a TV Globo decidiu explorar o inédito título do Corinthians à exaustão. Segundo o levantamento feito pelo Controle de Qualidade da Concorrência, na quinta-feira, a emissora dedicou 47,52% de sua programação para repercutir a conquista. O espaço é o semelhante ao dedicado à cobertura dos atentados de 11 de setembro.
LEIA MAIS SOBRE O CORINTHIANS
- Globo obtém recorde de audiência na temporada com título do Corinthians
- Da 'muralha' Cássio ao cortado Adriano; confira o desempenho do elenco na Libertadores
- Emerson Sheik confirma proposta para deixar o país, mas afirma que fica "pelo Corinthians"
- Com caipirinha e pouco sono, Tite diz que ficha pelo título caiu e viagem agora é o Mundial
- Título corintiano domina manhã da Globo e Ana Maria Braga troca 'gavião' por urubu
De acordo com Fabio Wajngarten, que trabalha há 12 anos como diretor comercial da empresa de pesquisa e planejamento de mídia, o tratamento dado ao Corinthians é digno dos maiores acontecimentos mundiais.
“Esses números são realmente violentos. Só grandes eventos ou grandes catástrofes conseguem alcançar. É comparado à batida doairbus em Congonhas, aos atentados de 11 de setembro ou a conquista do Brasil na Copa. Nem a eleição presidencial eu acredito que alcance”, afirmou.
No dia seguinte ao título, todos os telejornais da TV Globo (Bom Dia São Paulo, Bom Dia Brasil, SPTV, Globo Esporte, Jornal Hoje, Globo Notícia, SPTV 2ª edição, Jornal Nacional e Jornal da Globo) falaram sobre a conquista alvinegra.
Os programas de entretenimento, como o Mais Você, o Bem Estar e o Encontro com Fátima Bernardes, também pegaram carona no sucesso corintiano e repercutiram o feito inédito com comentários, reportagens e análises. A atração de Ana Maria Braga, por exemplo, reservou 61,56% do seu tempo total ao jogo.
TABELA MOSTRA TEMPO DESTINADO AO TIMÃO NOS PROGRAMAS DA GLOBO
- Tempo de arte: tempo total do programa sem os intervalos comerciais
Tempo de exposição: tempo destinado ao Corinthians na atração
A análise do Controle da Concorrência exclui teledramaturgia e filmes. A pesquisa se baseia no tempo total dos programas sem os intervalos comerciais e calcula quanto desse tempo foi usado para falar sobre determinado assunto.
Não é à toa que a TV Globo se dedicou tanto à final da Libertadores. A vitória do Corinthians por 2 a 0 sobre o Boca Juniors, quarta-feira, no Pacaembu, rendeu o recorde absoluto de audiência na televisão em 2012.
A emissora foi a única da TV aberta a transmitir o jogo, teve média de 46,2 pontos no Ibope e garantiu a sintonia de 71,1% dos aparelhos televisores ligados. Os números superam o do primeiro jogo da decisão, em La Bombonera, que havia marcado 41,8 pontos e 65,5% de share.
O resultado na audiência da Libertadores deste ano marcou também o melhor resultado da emissora desde 2010, quando a partida de volta das oitavas-de-final da competição sul-americana, entre Corinthians e Flamengo, tinha obtido 43 pontos na medição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário