domingo, 8 de maio de 2011

Corinthians x Santos - Clássico número 300 dá largada a briga pela taça!

A volta acontece no próximo domingo, também às 16 horas, mas na Vila Belmiro
quase quatro meses e infindáveis 200 partidas, o título do Campeonato Paulista finalmente começa a ser disputado neste domingo, a partir das 16 horas. Vivendo um 2011 bem distintos, Corinthians e Santos fazem a primeira partida da decisão, no Pacaembu, em São Paulo.

A volta acontece no próximo domingo, também às 16 horas, mas na Vila Belmiro. Ao contrário dos anos anteriores, a única vantagem do time de melhor campanha nas fases anteriores, no caso o Peixe, será decidir em casa. Se houver empate das duas partidas, a disputa irá para os pênaltis.

Para chegar até à final, o Timão precisou superar muitos obstáculos, mas o maior de todos foi a desconfiança de sua torcida. O time carregou o peso da eliminação na Pré-Libertadores contra o Tolima-COL durante todo o Paulistão. Sem outras aspirações no semestre, o título estadual virou obrigação.

Depois de uma primeira fase tranquila, onde não apresentou um grande futebol, mas classificou-se sem sustos, o Corinthians sofreu nas fases decisivas. Primeiro, veio uma vitória inesperadamente apertada, por 2 a 1, sobre o Oeste. Nas semifinais, o time de Tite só bateu o Palmeiras nos pênaltis, após empate, por 1 a 1, mesmo com um a mais em quase todo o jogo.

Quase um torneio amistoso

Único clube paulista na Libertadores, o Santos usou o Paulistão quase como um torneio preparatório para estas fases decisivas. Esta avalanche de jogos serviu para diretoria perceber que precisava de um bom treinador e, depois, para Muricy Ramalho, colocar a casa em ordem. Além disso, Ganso, vindo de lesão, e Neymar, que passou as férias servindo a Seleção Brasileira Sub-20 puderam entrar no ritmo.

Na primeira fase, o Santos viveu momentos opostos. Depois de um início arrasador, com Elano e Maikon Leite estourando, o time teve uma queda de rendimento na reta final e acabou ficando na quarta posição. Nas quartas, pegou, pelo menos na teoria, o adversário mais duro entre os grandes. Mesmo assim, passou pela Ponte preta, por 1 a 0. Na semifinal, em uma partida muito bem jogada, deixou o São Paulo para trás, com um categórico 2 a 0.

Retrospecto do clássico

Embora costuma-se dizer que o Corinthians, foi o time em que Pelé mais gostou de “bater”, a história mostra que não há uma freguesia corintiana. Os dois times já se enfrentaram 299 vezes. Com 122 vitórias, a equipe do Parque São Jorge leva vantagem no confronto. Estão registrados também 83 empates e 94 vitórias santistas. Foram marcados 1026 gols nos clássicos, sendo 556 para o Timão e 470 para o Peixe.

O retrospecto no Pacaembu também é bastante favorável ao Timão. São 91 jogos, com 35 vitórias, 29 empates e 27 derrotas. O estádio também foi palco de uma goleada histórica em favor dos corintianos. Em 26 de novembro de 2005, o clube paulistano atropelou o rival, por 7 a 1.

Um fato curioso é que, embora o Corinthians seja 26 vezes campeão paulista e o Santos 18, esta será apenas a quinta final estadual entre ambos. O clube praiano venceu em 1935 e 1984, enquanto o Timão sagrou-se campeão em 1930 e 2009, ano em que Ronaldo arrebentou.

Mistério no Timão
O técnico Tite aposta no mistério para surpreender o Santos. Na entrevista coletiva de sexta-feira, o discurso do treinador foi de muitas dúvidas. Ele não poderá contar com o lateral-direito Alessandro, que está suspenso, e estudava trocar Dentinho por Willian no ataque titular do time.

"Ainda vou definir a lateral-direita e também tenho dúvida entre Willian e Dentinho", confessou Tite. "Estou sendo franco, aberto, sincero no que tenho dúvida, na direita e no atacante. Tenho opção de ter mais saída em velocidade ou um time mais marcador. Uma opção é por ordem tática e a outra por ordem técnica, pelo crescimento do Willian", completou.

O treinador fez um último treinamento com portões fechados neste sábado e, apesar do mistério, a formação que vazou na praticamente desfaz as dúvidas. Na direita, o zagueiro Wallace foi improvisado. No ataque, Dentinho foi mantido ao lado de Jorge Henrique e Liédson.

Problemas no Peixe

Além do cansaço pela partida contra o América-MEX, no México, na última terça-feira, o técnico Muricy Ramalho também terá de superar alguns desfalques importantes. O volante Arouca e o lateral Léo, que deixaram o último jogo lesionados, estão fora.

Na vaga de Arouca, o escolhido foi o meia Elano, que está recuperado de contusão. Na lateral, porém, houve muita dúvida. No entanto, é quase certo que Pará atue no setor. Existe ainda a possibilidade de Muricy apostar em um time com apenas Neymar no ataque. Com isso, Alex Sandro jogaria no meio, na vaga de Zé Eduardo.

“Não é questão de poupar. Só vai ficar fora quem tiver problema de ordem médica. A sequência de jogos, inclusive com viagens, está sendo muito grande. O jogador tem que estar apto para jogar. Temos que olhar com carinho se não você acaba estourando o jogador. A gente conversa com os médicos. Depois tem a parte de fisiologia, que pode prever lesões. E aí vem o principal, que é o atleta”, disse.

Ficha Técnica

Corinthians x Santos

Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo
Data: 08/05/2011
Horário: 16h
Árbitro: Cleber Wellington Abade
Assistentes: Rogério Pablos Zanardo e Fausto Augusto Viana Moretti

Corinthians
Júlio César; Wallace, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, e Bruno César; Dentinho, Jorge Henrique e Liédson.
Técnico: Tite

Santos
Rafael; Jonathan, Edu Dracena, Durval e Pará; Adriano, Danilo, Elano e Paulo Henrique Ganso; Zé Eduardo (Alex Sandro) e Neymar.
Técnico: Muricy Ramalho

Nenhum comentário:

É CAMPEÃO!!!!

É CAMPEÃO!!!!
25 de janeiro de 2012

#SocratesEterno

#SocratesEterno
A Gazeta do Timão

TORCIDA - HINO


2012/2013

FIFA