A construção do estádio do Corinthians, em Itaquera, segue em ritmo acelerado, de acordo com a Odebrecht. Do pontapé inicial no terreno, em 30 de maio, até aqui, houve evolução de 10,65% das obras, conforme levantamento da construtora concluído nesta segunda-feira.
Passados exatos três meses e 13 dias, os trabalhos realizados, com agilidade elogiada recentemente em visita do comitê da Fifa, são de terraplanagem e fundação (colocação de estacas e blocos de apoio sobre os quais ficam os pilares de sustentação das arquibancadas). Neste momento, 430 funcionários operam um maquinário de 115 equipamentos no local.
Tendo aval da entidade máxima do futebol para entregar a obra em fevereiro de 2014, quatro meses antes do início da Copa do Mundo no Brasil, a Odebrecht tem adotado esse prazo como oficial. Ainda assim, a construtora espera que a conclusão se dê em dezembro do ano anterior. Pelo ritmo atual de evolução da construção que foi divulgado, isso poderá mesmo ocorrer.
O presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, visitou o terreno na semana passada e garantiu que o andamento das obras está 43 dias adiantado em relação ao cronograma oficial. Ele tem repetido constantemente que o estádio estará finalizado bem antes, em setembro de 2013.
O orçamento total para a construção do estádio é de R$ 820 milhões - R$ 400 milhões serão levantados com empréstimo do BNDES, sendo o restante proveniente dos incentivos fiscais concedidos pela prefeitura de São Paulo. Caso esses recursos não sejam suficientes para o preço final, outra fonte seria a antecipação de receitas, como às associadas a patrocínio.
Nesse montante, não é considerada a instalação da arquibancada provisória de 20 mil lugares (necessária para expandir a capacidade para 68 mil lugares e possibilitar que o estádio receba o jogo de abertura da Copa). Os assentos temporários serão arcados pelo governo estadual.
ESPN.com.br / Copa do Mundo FIFA - Informação é o nosso esporte - Após três meses, estádio corintiano tem 10,65% das obras concluídas
Nenhum comentário:
Postar um comentário